Meus Parabéns, você decidiu abrir uma Loja Virtual ou e-commerce para poder vender seus produtos ou serviços pela internet.

Mas, você não pode vender qualquer produto ou serviço, você precisa de algumas informações antes. Não estou falando aqui somente das restrições legais, lojas que você não pode abrir em hipótese alguma. Estou falando de alguns conselhos práticos, como por exemplo:

Não tente vender produtos vendidos nas grandes lojas, como por exemplo eletrodomésticos, (a não ser que você os fabrique), a grande loja tem um poder de barganha muito maior que o seu e poderá oferecer estes produtos a um preço muito mais competitivo que o seu.

  • Não venda produtos de um único fabricante, quando ele descobrir que você está vendendo “bem”, ele se sentirá tentado a absorver sua margem (ou seu lucro), abrindo uma loja virtual para concorrer com a sua.
  • Opte por produtos que você produza, ou por produtos que possuam inúmeros fabricantes, sapatos, acessórios, perfumes, joias, roupas etc. são bons exemplos.
  • Produtos muito baratos podem inviabilizar as compras devido ao valor do frete
  • Um certo cuidado tanbém é necessário para venda de produtos têxteis.
    Roupas de cama e mesa tem um tamanho padronizado, mas roupas em geral não. Existem movimentos para se organizar melhor esse mercado, um deles é através da etiqueta certa: https://www.etiquetacerta.com/site/
    Mas, enquanto isso não ocerre, tenha em mente que a noção de tamanhos P, M, G, GG, etc. pode variar de local para local, por isso uma descrição detalhada do ítem a venda pode ser interessante para evitar as devoluções.

Outros cuidados:

Uma loja física pode significar um diferencial competitivo pois tranquilizará o cliente.
Lojas só com números de celular, com e-mails genéricos, sem endereço etc. podem levar o cliente a desconfiar de alguma coisa, alguns clientes também verificam o endereço no Google Earth https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/
E, de qualquer forma, a legislação obriga o comerciante virtual a informar o número do seu CNPJ no rodapé da página inicial, com isso, é só conferir na Receita Federal: https://solucoes.receita.fazenda.gov.br/Servicos/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp